Notícias

Itália ordena inquérito sobre invasão de policiais franceses

O procurador-chefe de Turim, Armando Spataro, emitiu uma “ordem de investigação europeia” por conta da invasão de policiais franceses ao escritório de uma ONG que auxilia imigrantes e refugiados na cidade italiana de Bardonecchia, na fronteira entre os dois países.   

O episódio ocorreu no último dia 30 de março e abriu uma crise diplomática entre Roma e Paris. Na ocasião, cinco agentes da polícia aduaneira francesa entraram em uma sala na estação ferroviária de Bardonecchia usada pela entidade Rainbow for Africa.   

Os agentes obrigaram um nigeriano a fazer um teste de urina por considerá-lo suspeito de traficar drogas. “Os aduaneiros franceses não tinham o direito de realizar esse tipo de atividade no território italiano”, declarou Spataro O Ministério Público de Turim, província onde fica Bardonecchia, pretende proceder contra os cinco agentes envolvidos na operação, que são acusados de violação de domicílio e busca ilegal. Com a ordem de investigação europeia, as autoridades da França irão identificá-los e interrogá-los.

O exame de urina feito no imigrante nigeriano deu negativo para entorpecentes, e o homem foi liberado. França e Itália possuem acordos que permitem controles policiais no trecho ferroviário entre Modane e Bardonecchia, os primeiros municípios de cada lado da fronteira, mas os agentes franceses não tinham autorização para entrar no escritório da Rainbow for Africa.   

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios