Notícias

Vulcão islandês ameaça prejudicar voos em outros países da Europa

As cinzas do vulcão mais ativo da Islândia poderão se espalhar para as áreas ao sul da Europa nesta semana, mas especialistas ainda esperam que o impacto no espaço aéreo seja limitado. A erupção do Grimsvotn atingiu, até agora, apenas a Islândia, onde a autoridade de aviação civil declarou que as perspectivas de reabertura do principal aeroporto na segunda-feira não são boas.

Uma espessa nuvem de cinzas bloqueou a luz do dia em cidades ao pé da geleira, onde fica o vulcão, e cobriu carros e edifícios.

A erupção é muito mais forte do que o vulcão mais ao sul que entrou em erupção no ano passado e fechou o espaço aéreo europeu por seis dias, prejudicando os voos transatlânticos, devido ao medo de que as partículas vulcânicas entrassem nos motores e causassem acidentes.

O escritório meteorológico da Islândia disse que a nuvem havia caído para entre 10 e 15 quilômetros de altura a partir da máxima de 25 quilômetros.

A entidade que controla o tráfego aéreo europeu advertiu em seu site na Internet para uma possível propagação da nuvem vulcânica. "A nuvem de cinzas deve chegar ao norte da Escócia na terça-feira, 24 de maio. Se as emissões vulcânicas continuarem com a mesma intensidade, a nuvem poderia chegar ao oeste do espaço aéreo francês e ao norte da Espanha na quinta-feira, 26 de maio", disse no boletim.

Outros disseram que o impacto sob o transporte aéreo deveria ser mais limitado, já que os ventos estavam mais favoráveis, a nuvem mais pesada e que pouco provavelmente se espalharia. "Pode haver algum distúrbio, mas apenas por tempo muito limitado e apenas em uma área muito limitada", disse o professor de Geofísica da Universidade da Islândia, Magnus Tumi Gudmundsson.

"Vemos alguns sinais de que sua força está diminuindo um pouco, mas ainda é muito poderosa", disse Gudmundsson, acrescentando que a erupção é a mais violenta do vulcão desde 1873.

A Icelandair, principal companhia aérea da ilha, interrompeu seus voos no domingo e disse em seu portal na Internet que a suspensão poderia se estender até segunda-feira. A empresa informou que 6 mil passageiros foram afetados pelos cancelamentos até o momento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios